Jimmy Scott ( Série associação Fonética I )



Episódio Final de Twin Peaks


Nesta série de 3 pequenos posts unidos por associação fonética serão apresentados três cavaleiros que fazem parte da genealogia da Ío - afinal parentescos se dão, inevitavelmente, por sangue – mas também pelo o conjunto de idéias que nos seduzem pela vida (assunto que será tema de outro post), o que alguns chamam de “Minha Personalidade”.
A Ío, que até hoje nós não sabemos precisamente o que é, eventualmente encarna a forma de uma agremiação musical. Nesta encarnação, ela tem dois vocalistas, mas nós sempre vemos as músicas da Ío cantadas de diversas formas e timbres, como se cada música contasse sua história ou ponto de vista e precisasse de um protagonista individual - o que sempre buscamos emular. Em condições ideais de pressão e saúde financeira Jimmy Scott seria um deles (caso estejas curioso, Nelson Gonçalves, Mike Patton e David Bowie (depois dos cinquenta anos) seriam alguns dos outros).
Introduzimos aqui, então, o primeiro dessa série, o Sr. Jimmy Scott. Jimmy Scott, de família pobre e pai alcoólatra, tinha a síndrome de Kallmann, em decorrência da qual seu corpo produzia uma quantidade reduzida de testosterona, o que alterou o seu crescimento, seu olfato e influenciou a sua voz, deixando-o com um estranho timbre de soprano.
Conhecemos Jimmy Scott no episódio de encerramento do seriado Twin Peaks, onde ele aparece cantando no Salão Negro (vide o vídeo acima). A música, composta por David Lynch, está na trilha de Fire Walk With Me - baixe aqui caso queira.
Esta cena tem um impacto suplementar, em função de todo o conjunto de eventos que cercam a circunstância de seu reaparecimento ser fantástico – após cantar no funeral de um amigo, pela primeira vez em décadas, e ter sido reconhecido por Lou Reed, essa performance é a que marca a volta de Scott, que tivera um longo período fora dos palcos, frustrado com o fracasso, durante o qual trabalhou como funcionário em um hospital e ascensorista de elevador. Este é um caso, como o de David Byrne ressuscitando a carreira de Tom Zé, que trabalhava em um posto de gasolina, e Jim Jarmuch, que trouxe de volta aos palcos Screamin’ Jay Hawkings, que vivia então em um estacionamento de trailers, em que devemos agradecimentos à Lynch por ter trazido-o de volta a uma carreira que se revelou ainda mais impressionante (ele continua cantando, atualmente com 84 anos).
De resto veja o vídeo e no final diga:
-Putaquiopariu.

'

Jimmy Scott: "Sometimes I Feel Like A Motherless Child”

Um comentário:

Douglas Dickel disse...

Baixei o disco dele que está recomendado nos "1001 discos que você deve ouvir antes de morrer". Cadê a voz?? ;T